E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

O que fazemos

Seminário Hospitais Saudáveis

O Seminário Hospitais Saudáveis (SHS) é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Acontece anualmente, desde 2008, e tem o objetivo de abordar os diversos temas relacionados às questões de saúde pública e ambiental nos estabelecimentos de saúde e de mobilizar a comunidade do setor saúde para a ação climática. É um evento gratuito e aberto à participação de todos os públicos.

O seminário surgiu da necessidade em abordar os diversos temas relacionados às questões de saúde e segurança do trabalhador, do paciente, da população em geral e, principalmente, do meio ambiente. É resultado da parceria com o Centro de Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, e com a organização internacional Saúde Sem Dano. Conta ainda com o apoio de diversas entidades de saúde a cada edição.

O SHS apresenta oportunidades de debate amplo e divulgação de conhecimento, além do reconhecimento, pela própria comunidade de profissionais do setor saúde, dos méritos e resultados de experiências apresentadas por seus pares durante a programação.

O evento reúne, em média, 500 profissionais a cada edição. O público é composto por estudantes e pesquisadores da saúde, em suas mais diversas áreas, principalmente das áreas de assistência à saúde, técnicos e gestores de serviços públicos e privados, e também de saúde pública e vigilância sanitária. Também participam profissionais de saúde e segurança do trabalho, controle de infecção hospitalar, gestão ambiental e consultoria, arquitetura e engenharia hospitalar e ambiental, farmacêuticos, dentistas, biólogos, fornecedores de serviços hospitalares, como higiene e tratamento de RSS, entre outros.

A programação conta com uma conferência magna proferida por um keynote speaker internacional e com diversos painéis e mesas redondas norteados pelo enfoque temático de cada edição. Tendo os Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde como um de seus temas mais tradicionais, um dia da programação é voltado para um Fórum de debate de experiências com forte conotação técnico-operacional, além da ênfase no respeito pelo meio ambiente e a segurança do trabalhador. A Sessão de Pôsteres apresenta trabalhos acadêmicos e experiências profissionais sobre os temas da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis.

Na cerimônia de abertura, realiza-se a entrega do Prêmio Amigo do Meio Ambiente, concedido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo às organizações de saúde que se destacaram por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade no âmbito do SUS. Além disso, como parte do encerramento do ciclo anual de atividades dos Desafios da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, desde 2014, as instituições membros do PHS e da rede são reconhecidos pela participação em todas as etapas dos Desafios Clima e Resíduos de Serviços de Saúde. A partir de 2021 também serão reconhecidas as participações nos Desafios Energia e Compras Sustentáveis.



Todas as apresentações das edições anteriores do SHS estão disponíveis na nossa Biblioteca, juntamente com os programas completos e fotos dos eventos. Confira!

Edições anteriores Seminário Hospitais Saudáveis: