E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

Saúde sem Dano e a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis participaram da Consulta Regional Pan-americana sobre Saúde e Mudanças Climáticas


Nos dias 17 e 18 de maio de 2021, foi realizada a Consulta Regional Pan-americana de Saúde e Mudanças Climáticas, convocada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e pela Aliança Global para o Clima e a Saúde (GCHA).  
 
O encontro faz parte de uma série de consultas regionais à organizações de saúde que ocorrerão em preparação para a COP 26. Saúde sem Dano, como membro do grupo de trabalho da OMS com a sociedade civil para a ação climática e de saúde, participou ativamente da elaboração e desenvolvimento da Consulta para a Região das Américas.
 
O Projeto Hospitais Saudáveis, representado pela especialista em resíduos, Ecimara Silva, apresentou a perspectiva brasileira no Workshop "Cuidados de saúde climáticos: perspectivas regionais para um setor de saúde de emissão zero e resiliente ao clima". Além disso, contribuímos com três estudos de caso que farão parte do conjunto de estudos de caso sobre a liderança e a inovação da região e serão disponibilizados no site da OMS.
 
Durante o primeiro dia, foi apresentado o estudo de caso do Hospital San Rafael de Pasto, na Colômbia – membro da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis – um dos cinco casos selecionados pela OMS por meio de chamamento público realizado por ocasião da preparação para as consultas regionais, com o objetivo de relatar as melhores práticas de ação climática e do setor saúde.   
 
No evento, o engenheiro Jorge Darío Duque, gerente ambiental do hospital, apresentou a experiência no cálculo da pegada de carbono de sua instituição utilizando a ferramenta desenvolvida por Saúde sem Dano. Além disso, ele explicou como o hospital tem progredido na redução de suas emissões a partir da implementação de uma série de projetos inovadores, como a construção de uma área de secagem de roupas de emissão zero que trabalha com arquitetura solar passiva.   
 
Durante o segundo dia, a Saúde sem Dano, a GCHA e a Federação Internacional das Associações Estudantis de Medicina (IFMSA) organizaram três oficinas paralelas. O Workshop "Cuidados de saúde climáticos: perspectivas regionais para um setor de saúde de emissão zero e resiliente ao clima", organizada pela Saúde sem Dano, apresentou os principais achados do Roteiro Global para a Descarbonização do Setor Saúde, cujo evento de lançamento regional será realizado em 23 de junho de 2021.   
 
 
Em seguida, representantes do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia, do Serviço de Saúde Valdivia do Chile e da organização Projeto Hospitais Saudáveis (parceiro estratégico da Saúde sem Danos no Brasil) compartilharam suas perspectivas para a implementação do Roteiro nos níveis nacional, subnacional e institucional, respectivamente. Por fim, o coordenador do Centro Regional de Colaboração da UNFCCC, Carlos Ruiz Garvia, fez um discurso de encerramento sobre os desafios e prioridades da região no campo das mudanças climáticas e da saúde, especialmente tendo em vista a COP26.   
 
A Saúde sem Dano continuará a trabalhar com a OMS e seus escritórios regionais para impulsionar ações climáticas ambiciosas em saúde e mobilizar todos os stakeholders do setor para alcançar uma recuperação resiliente e inclusiva de emissões zero. 

NOSSOS PROJETOS

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis.

Desafio a Saúde pelo Clima

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde

Desafio Energia

Desafio Compras Sustentáveis

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial.

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos