E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

Sério de documentos de orientação - Proteção sem poluição: estratégias de redução de resíduos COVID-19


Proteção sem poluição

Lançamos esta semana, em parceria com a organização global Saúde sem Dano, uma série de três documentos para ajudar os sistemas de saúde, hospitais e unidades de assistência à saúde a criar programas de imunização bem-sucedidos e adequar seus procedimentos para proteger a saúde das pessoas e do nosso planeta.

O mundo está realizando a maior campanha de imunização da história para combater o COVID-19, o que está gerando uma quantidade sem precedentes de resíduos. Se planejarmos com antecedência, podemos fazer melhores escolhas, reduzir o desperdício e fornecer uma estrutura para o processamento seguro de materiais perigosos, minimizando o impacto dos resíduos de serviços de saúde no meio ambiente e na saúde humana.  

Pesquisas dos principais especialistas em melhores práticas de imunização demonstram que proteger a saúde não significa usar mais equipamentos de proteção individual (EPI), mas sim usá-los de forma adequada. Os documentos trazem orientações sobre quais tipos de produtos devem ser usados para diferentes cenários e como reduzir o desperdício geral.

Confira as publicações!

 
Orientação para compra sustentável de luvas, disponível em português

Orientação para Compra Sustentável de Luvas traz conteúdo técnico, orientações para aquisição de luvas e boas práticas que já vem sendo adotadas por outras instituições. 

As luvas são o produto descartável com maior volume de compra pela assistência à saúde e, além do uso ter aumento drasticamente no último ano, a previsão é de que o consumo desse item deve quase dobrar nos próximos cinco anos.  

As recomendações da publicação orientam o setor de saúde a optar por alternativas sustentáveis que atendam aos padrões ambientais, de saúde e do trabalho em seus processos de compra, sem comprometer a segurança ou o cuidado do paciente e dos profissionais. 

Orientação para Gestão Sustentável de Resíduos fornece recomendações sobre como gerenciar melhor e descartar com segurança os resíduos associados à imunização.

A campanha de imunização sem precedentes ocorre em um momento em que apenas 39% dos países têm programas nacionais de prevenção e controle de infecções, saneamento da água e gestão de resíduos de serviços de saúde. A enorme necessidade de máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção individual, milhões de testes COVID-19 e tratamento hospitalar que salva vidas para vítimas da doença tem, em muitos casos, levado a um aumento no desperdício de saúde.

A Orientação sobre Equipamentos de Proteção Individual para práticas de imunização traz recomendações para profissionais de saíde que utilizam equipamento de proteção individual (EPI) ao administrar vacinas. Ajudará os gestores dos locais de administração de vacinas a garantir a prevenção de infeccções, ao mesmo tempo em que reduzem o uso desnecessário e desperdício de EPIs.

 

Em caso de dúvida e para mais informações, entre em contato:

Alessandra Azevedo - Especialista em compras sustentáveis do PHS

alessandraazevedo@hospitaissaudaveis.org

NOSSOS PROJETOS

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis.

Desafio a Saúde pelo Clima

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde

Desafio Energia

Desafio Compras Sustentáveis

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial.

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos