E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

Lançamento do Road Map Global para Descarbonização do Setor de Saúde


Foi lançado em 14 de abril, no Skoll World Forum 2021, o Road Map Global para Descarbonização do Setor de Saúde: uma ferramenta de navegação para alcançar emissões zero com resiliência climática e equidade em saúde. A publicação da Saúde sem Dano (Health Care Without Harm, em inglês), em colaboração com a Arup, é o primeiro guia sobre como o setor de saúde pode traçar um curso para emissões zero até 2050, em alinhamento com a ambição do Acordo de Paris para manter o aquecimento abaixo de 1,5 graus Celsius.

 
A cadeia produtiva de assistência à saúde é uma grande emissora de gases de efeito estufa e o setor está na linha de frente das crises climática e de saúde. O setor de saúde é responsável por 4,4% das emissões globais, com estimativas de triplicar as emissões a cada ano até 2050. Josh Karliner, diretor internacional de programas e estratégia da Saúde sem Dano e coautor do Road Map, ressalta que “é imperativo que os líderes de saúde deem o exemplo e ajam agora para atingir zero emissões até 2050”. 
 
Saúde sem Dano propõe que o setor saúde lidere uma recuperação para proteção da saúde pública e planetária contra as mudanças climáticas. O Road Map demonstra como é possível implementar sete ações de alto impacto para reduzir as emissões setoriais, em 44 giga toneladas nos próximos 36 anos. 
 
O Projeto Hospitais Saudáveis lançará, em breve, a versão em português do documento, que detalha os dados nacionais de emissão do setor saúde e traz recomendações para governos, agências internacionais, setor privado e sociedade civil. 
 
 
Para conferir o conteúdo já disponível (em inglês e espanhol), acesse: healthcareclimateaction.org/roadmap
 
O gravação do evento de lançamento (em inglês) está disponível no canal da Skoll Foundation no YouTube.