E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

Hospitais brasileiros publicam estudos de casos no Relatório "Hospitales que Curan el Planeta" - edição 2020


Lançamento do relatório anual sobre os trabalhos dos membros da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (GGHH, sigla em inglês) na América Latina.

No último dia 30 de março a Saúde sem Dano (HCWH, sigla em inglês) da América Latina lançou a quarta edição do relatório "Hospitales de curan el planeta", uma publicação que apresenta os trabalhos dos membros da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (GGHH, sigla em inglês) na América Latina para minimizar o impacto ambiental de suas atividades e promover a saúde ambiental. 

O relatório apresenta experiências e atividades dedicadas a compras sustentáveis, mudanças climáticas e avanços na implementação dos objetivos da Agenda Global para Hospitais Verdes e Saudáveis, incluindo um resumo do trabalho das instituições vencedoras da edição 2019 do prêmio Menos huella, más salud ("Menos pegada, mais saúde", em português), histórias inspiradoras de lideranças do setor de saúde e um capítulo especial sobre as boas práticas das instituições em resposta à pandemia de Covid-19.

Nesta edição foi contemplado a publicação de dois estudos de caso de hospitais brasileiros, membros do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) parceiro e representante da GGHH no Brasil. O Hospital Regional de Baixo Amazonas – Santarém/PA, gerenciado pela Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pro-Saúde) criou uma “Agenda Inteligente” que consiste na programação de pacientes de quimioterapia com o mesmo regime de medicamentos para a mesma data. Isso permitiu a racionalização no uso de frascos dos medicamentos, reduzindo o desperdício e os custos de tratamento (incineração) para esse tipo de resíduo considerado como perigoso. A Santa Casa de Misericórdia da Bahia – Hospital Santa Izabel – Salvador/BA, implementou um Programa de Gestão de Energia com foco na eficiência e no consumo de energia renovável. Uma série de ações, tais como: setorização e monitoramento em tempo real, contratação no Mercado de Energia Livre, instalação de planta fotovoltaica, entre outras, as ações contribuíram para a redução de 2% do total de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 2019 (em comparação a 2018).

O relatório constitui uma amostra da rede de instituições de diferentes países e contextos, que ano após ano conseguem superar seus resultados e inspirar mais instituições e sistemas de saúde a trabalhar na mesma direção.

Conheça todas as iniciativas!
 

Para mais informações entre em contato: ecimarasilva@hospitaissaudaveis.org

Fonte: https://saludsindanio.org/informe-2020

 

 

NOSSOS PROJETOS

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis.

Desafio a Saúde pelo Clima

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde

Desafio Energia

Desafio Compras Sustentáveis

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial.

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos