E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

Gravação do webinar: "Emergência climática: do que estamos falando?" já está disponível.


No último dia 16, Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, a Anahp realizou o webinar “Emergência Climática: do que estamos falando?” com o apoio do PHS. O evento contou com diversos membros da nossa rede.  

Vital Ribeiro (presidente do conselho do PHS) apresentou a temática das mudanças climáticas, sua relação e impactos no setor de saúde. Segundo Vital, a emergência climática é a palavra de ordem do momento, mesmo em meio à pandemia e o setor de saúde é responsável por 4,4% da pegada climática global, de modo que se fosse um país, seria o quinto maior em emissões de CO₂. “Estamos falando sobre crises que vêm sendo anunciadas há muito tempo e os impactos das mudanças climáticas já são sentidos em todo o mundo. Não é algo que será visto apenas em um futuro distante, mas durante a nossa geração e a dos nossos filhos”, alertou.   

Weibel Ortega, Analista Ambiental do Hospital Albert Sabin, abordou os desafios e as dificuldades no processo de inventário de gases de efeito estufa (GEE). Entre os fatores que motivaram a desenvolver o inventário estão a identificação de oportunidade de melhorias nos processos internos e o comprometimento da instituição com as mudanças climáticas. Weibel avalia que essa ferramenta pode ser usada para mitigação e gestão de sustentabilidade com redução de emissões, economia e aumento da eficiência dos recursos. “Queremos incentivar que outros hospitais, apesar das dificuldades, se alinhem a essa causa que é de todos”, contou. 

Claudia Novaes, Coordenadora de Hotelaria Hospitalar do Hospital Aliança, falou sobre os primeiros passos para uma gestão efetiva das emissões de GEE. Claudia destacou o papel da medição como o primeiro passo para a gestão das emissões, que é importante para conhecer o perfil da instituição e permitir a definição de metas e indicadores de acompanhamento. “É preciso promover mudanças a partir do conhecimento. Os benefícios ao realizar essa gestão são imensos: maior controle, identificação de oportunidades de melhoria nos processos, checagem dos desperdícios e maior precisão no cálculo de emissões de gases. É um caminho sem volta.”, avaliou. 

Participaram também, na mediação, Victor Kenzo (Coordenador de sustentabilidade ambiental do Hospital Sírio-Libanês, líder do GT Práticas de Sustentabilidade da Anahp e membro da diretoria executiva do PHS) e Ingrid Cicca (Gerente de sustentabilidade da Rede D'Or São Luiz, líder do GT Práticas de Sustentabilidade da Anahp e membro do conselho do PHS). 

Confira a gravação do evento: https://youtu.be/09kHNlsJW88

O evento repercutiu em uma entrevista dada por Ingrid Cicca ao programa Feiras e Negócios. Ingrid destacou como a questão das mudanças climáticas está diretamente conectada com a saúde. Ressaltou também a importância de sensibilizar os hospitais para essa temática e para a mitigação do impacto da geração de resíduos, por exemplo.  

Confira a entrevista: https://youtu.be/wsWXvIsNspI

Conteúdos relacionados: 

Guia de Compras Sustentáveis

Desafio a Saúde pelo Clima

Fonte: https://www.anahp.com.br/noticias/noticias-anahp/mudanca-climatica-e-a-maior-ameaca-a-saude-do-seculo-21/

NOSSOS PROJETOS

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis.

Desafio a Saúde pelo Clima

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde

Desafio Energia

Desafio Compras Sustentáveis

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial.

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos