E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

Mudança climática e saúde | Relatório 2019 publicado pela Lancet Countdown


 
Lancet Countdown, publica o relatório de 2019, uma colaboração internacional multidisciplinar dedicada a monitorar a evolução do perfil de saúde às mudanças climáticas e fornecer uma avaliação independente do cumprimento dos compromissos assumidos pelos governos em todo o mundo sob o Acordo de Paris.
 
O relatório apresenta uma atualização anual de 41 indicadores em cinco áreas principais: impactos, exposições e vulnerabilidade às mudanças climáticas; adaptação, planejamento e resiliência à saúde; medidas de mitigação das mudanças climáticas e seus benefícios em saúde; economia e finanças; e compromisso público e político. O relatório representa as conclusões e o consenso de 35 instituições e agências acadêmicas da Organização das Nações Unidas de todos os continentes. Além do Resumo da política para o brasil (Inglês) que apresenta as principais conclusões e recomendações para o contexto brasileiro, com base no relatório 2019 Global de contagem regressiva Lancet, destaca as intervenções políticas necessárias relacionadas as doenças transmitidas por mosquitos, uso de carvão, poluição do ar e emissões do setor de saúde, a fim de minimizar os impactos sobre a saúde da mudança climática. Em cada uma dessas áreas, as políticas devem ser implementadas em todos os níveis governo para proteger e melhorar a saúde pública.
 
Dados nacionais brasileiros indicam que eventos extremos relacionados ao clima contribuem para uma carga significativa de doenças entre os brasileiros, com crianças e idosos mais afetados, exercendo uma alta carga sobre a saúde sistemas. Tendências das mudanças climáticas indicam que eventos extremos relacionados ao clima estão piorando. Emissões de gases de efeito estufa (GEE) representam, assim, uma barreira para alcançar o Desenvolvimento Sustentável Metas (ODS) 4 especialmente ODS 3 em saúde e ODS 13 em clima.
 
A ciência das mudanças climáticas postula uma série de futuros possíveis que dependem fortemente de grau de ação para redução do aquecimento global. As políticas implementadas terão um efeito decisivo nessas eventualidades. O seguimento dos indicadores listados no relatório fornece informações às consequências da mudança climática para hoje, bem como a resposta global.
 
Outros materiais:
 
* Infográficos para redes sociais (em inglês | em espanhol)
* Resumo da política para o Brasil (em inglês)
* Resumo da política do Chile (em inglês)
* Resumo da política para profissionais de saúde e aqueles que trabalham em políticas públicas de saúde (em inglês)
 

NOSSOS PROJETOS

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis.

Desafio a Saúde pelo Clima

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde

Campanha Compras Sustentáveis

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial.

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos