E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

HCWH e ARUP publicam "Relatório Sobre a Pegada Climática da Assistência à Saúde" (Health Care Climate Footprint Report)


 

A pegada climática da área de saúde é de 4,4% do total global; ou seja, se fosse um país, seria o quinto maior emissor de gases de efeito estufa do planeta. Com uma pegada desse tamanho, fica claro que a assistência à saúde pode desempenhar um papel vital na mitigação do impacto climático da humanidade. 71% das emissões do setor saúde provem da sua cadeia de suprimentos, decorrentes da produção, transporte e descarte de bens e serviços.

Essas informações e muitas outras estão no relatório “Relatório Sobre a Pegada Climática da Assistência à Saúde: como o setor de saúde contribui para a crise climática global e as oportunidades de ação”, um relatório da Health Care Without Harm em colaboração com a Arup.

O relatório fornece a análise global mais abrangente da contribuição dos cuidados de saúde para as mudanças climáticas até o momento. Especificamente, o relatório:

1. Fornece uma estimativa global das emissões de gases de efeito estufa dos serviços de saúde, além de fornecer estimativas de 43 países, discriminadas pelos escopos 1, 2 e 3.

2. Examina como energia, alimentos, gases anestésicos e transporte contribuem para a pegada climática global dos serviços de saúde.

3. Identifica oportunidades para mais pesquisas e desenvolvimento metodológico que apoiem o setor em seus esforços para entender e abordar sua pegada climática.

4. Descreve uma série de recomendações de políticas internacionais, nacionais e subnacionais para ações climáticas em saúde.

O relatório defende uma transformação do setor de saúde que o alinhe com a meta do Acordo de Paris de limitar a mudança climática a 1,5 graus Celsius. "As organizações de saúde devem liderar o caminho, não contribuindo para o ônus da doença", diz Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da Organização Mundial da Saúde.

Faça o download do relatório completo

Acesse a página de HCWH com mais detalhes sobre o relatório

Conheça a campanha global “Desafio a Saúde Pelo Clima”

O tema emisssões de GEE do setor saúde e como mitigá-las por meio da gestão da cadeia de suprimentos será abordado em vários dos painéis do próximo Seminário Hospiyais Saudáveis - SHS 2019, inclusive pela Coordenadora do Projeto Compras Sustentáveis na Saúde, do programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento e por expecialistas da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Sistema de Saúde Britânico

 

NOSSOS PROJETOS

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis.

Desafio a Saúde pelo Clima

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde

Campanha Compras Sustentáveis

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial.

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos