E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

EVENTO: I Seminário Mineiro Hospitais Saudáveis - Santa Casa BH 2019, evento realizado nos dias 04 e 05 de setembro, em Belo Horizonte (MG)- APRESENTAÇÕES E CERTIFICADOS DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD


Acesso as apresentações em PDF, certificados de participação (Seminário e Workshop), galeria de fotos e pesquisa de satisfação.AQUI
 
I Seminário Mineiro Hospitais Saudáveis
 
Em 04 de setembro de 2019, o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) em parceria com a Santa Casa Belo Horizonte e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais realizou o “I Seminário Mineiro Hospitais Saudáveis". O evento contou com a presença de mais de 95 profissionais do setor de assistência e suporte à saúde de todo o Estado de Minas Gerais.
 
A cerimônia de abertura foi feita por representantes das entidades promotoras do evento, Vital de Oliveira Ribeiro Filho (Centro de Vigilância Sanitária - CVS da Secretaria da Saúde do Estado de SP e Projeto Hospitais Saudáveis - PHS); Gonçalo de Abreu Barbosa (Santa Casa BH - SCBH); Andréa Silveira (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - HC UFMG-EBSERH); Lídia Lima (Presidente Executiva do PHS e Responsável Ambiental do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR EBSERH) e o Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de MG, Dr. Humberto José Alves.
 
A Dra. Noil Amorim de Menezes Cussiol, membro do Conselho do PHS, realizou a palestra de apresentação da Associação Projeto Hospitais Saudáveis e logo após deu início às atividades de apresentações dos painéis temáticos.
 
O engenheiro ambiental Jonas Age Saide Schwartzman (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM) apresentou o primeiro painel "Mudanças Climáticas", ele destacou a pouca representatividades do setor saúde brasileiro frente as Mudança Climáticas e atuação da SPDM no Desafio A Saúde pelo Clima (campanha coordenada pelo PHS) assim como as ações de mitigação e resiliência implementadas pela organização em busca da redução de emissões de GEE. O segundo painel temático "Energia de baixo carbono" contou com o palestrante Adiéliton Galvão de Freitas representante da Gerência de Sustentabilidade (Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG), ele destacou as ações que estão sendo realizadas pela CEMIG em busca de geração de energia limpa e renovável, um dos exemplos citado foi a instalação de painéis fotovoltaicos flutuantes em usinas hidrelétricas como sistema hibrido de geração de energia e a comercialização de energia de baixo carbono (Solar e eólica) por meio de leilão. O terceiro e último painel temático "Compras Sustentáveis na Saúde",  o Vital Ribeiro (Presidente do Conselho do Projeto Hospitais Saudáveis) explanou sobre o Projeto Compras Sustentáveis na Saúde (Sustainable Health in Procurement Project - SHiPP, na sigla em inglês) da Rede Global Hospitais Saudáveis, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, implementado em conjunto com a organização global Saúde Sem Dano. Veja mais em https://www.hospitaissaudaveis.org/biblioteca_det.asp?biblioteca_id=342. Ele destacou que, o consumo consciente tem potencial de reduzir drasticamente a geração de resíduos, em especial substâncias tóxicas, embalagens e materiais não recicláveis. 
 
No período da tarde, foi realizado duas mesas-redondas, sendo a primeira sobre os “Desafios e oportunidades de implementação das compras sustentáveis no setor saúde” e a segunda sobre “Gestão de resíduos sólidos e líquidos”, em Belo Horizonte. Profissionais com vasta experiência nas respectivas áreas de atuação participaram das mesas-redondas. Na primeira mesa redonda, contou com a participação dos palestrantes Luiz Fernando de Freitas Magalhães (Santa Casa de Belo Horizonte), Lídia Lima (Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná -HC UFPR-EBSERH), Dulciene Cristina da Silva Ferreira (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - HC UFMG-EBSERH) e Lorena Prezotti Rodrigues (Fundação Hemominas). Já a segunda mesa redonda contou com a participação da  Elci de Souza dos Santos doHospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC UFMG-EBSERH) e Karine Diniz Soares da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA).
 
Workshop Desafio a Saúde pelo Clima,, resíduos e compras sustentáveis
No segundo dia do evento (05/09), foi realizado o Workshop Desafio a Saúde pelo Clima, resíduos e compras sustentáveis. Contamos com a presença de mais de 45 pessoas de diferentes organizações de saúde. A abertura do Workshop foi realizada pelo Luiz Fernando Guimarães, Superintendente de Suporte Operacional (Santa Casa de Belo Horizonte).
Na ocasião, as especialistas de sustentabilidade do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) orientaram como participar do PHS e dos Desafios "A Saúde pelo Clima”, “Resíduos de Serviços de Saúde” e "Compras Sustentáveis". Marília Mills Mattioli, demonstrou aos participantes sobre o preenchimento da planilha de coleta de dados para a elaboração do Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), com base na GHG Protocol, metodologia internacional utilizada para cálculo da quantidade de GEE emitida por uma instituição devido ao consumo de produtos, combustíveis fósseis, eletricidade e, eventualmente, a processos produtivos. A Ecimara dos Santos Silva, apresentou a planilha a gestão de resíduos de serviços de saúde (RSS) elaborada pelo PHS de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Rede Global Hospitais Verdes e Saúdaveis em atendimento aos critérios adotados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com a utilização da planilha, é possível a geração de indicadores da gestão dos resíduos de serviço de saúde (RSS), possibilitando assim, as instituições participantes do “Desafio Resíduos” o planejamento de ações que visem o aprimoramento das práticas de gestão, reduzindo a geração total de resíduosampliando a reciclagem dos resíduos que não puderem ser evitados e reduzindo a proporção de resíduos perigosos que necessitam tratamento especial, por meio do aprimoramento, seguro e racional, das práticas de segregação.

O evento foi um momento de aprendizado para todos com a participação de profissionais do setor de assistência e suporte à saúde e de vigilância sanitária, gestores públicos, legisladores, organizações ambientalistas, pesquisadores, acadêmicos e demais profissionais presentes encorajando as organizações de saúde a tomarem medidas concretas para minimizar os efeitos das mudanças climáticas, aprimorar a gestão de RSS e implementando medidas de compras sustentáveis em defesa da saúde pública ambiental.

 

PARTICIPE DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO

 

MENSAGEM DE AGRADECIMENTO

A equipe do Projeto Hospitais Saudáveis agradece a todos que tornaram nosso evento um grande sucesso, em especial a Santa Casa de Belo Horizonte pela disponibilização do espaço para realização do evento e empenho de todos os envolvidos na organização. Foram mais de 150 inscritos de várias instituições membros e não membros do PHS de todo o Estado de Minas Gerais, enfim, uma verdadeira maratona para o fortalecimento e aprimoramento nas ações de sustentabilidade no setor saúde e nos desafios "Á Saúde pelo Clima", "Resíduos" e "Compras Sustentáveis" coordenados pelo PHS. E isso só foi possível com o apoio e participação de todos!

 
 

 

NOSSOS PROJETOS

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis.

Desafio a Saúde pelo Clima

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde

Campanha Compras Sustentáveis

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial.

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos