E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

PHS realiza reunião de membros para discutir Compras Sustentáveis na Saúde


Alguns dos participantes, com Dra Susan Wilburn em pé ao centro

No último dia 19 de março de 2019, a Dra Susan Wilburn, coordenadora internacional do Projeto Compras Sustentáveis na Saúde (Sustainable Health in Procurement Project – ShiPP) participou de um encontro com gestores de suprimentos e de sustentabilidade representando algumas das principais organizações de saúde nacionais.

O Projeto Compras Sustentáveis na Saúde já havia sido tema de um painel especial de pré-lançamento no último Seminário Hospitais Saudáveis, em dezembro passado e agora começa a tomar impulso no Brasil, que é um dos cinco países em desenvolvimento, escolhidos pelo PNUD para sediá-lo.

O encontro aconteceu no auditório do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e teve representantes da própria SES-SP, dos grupos de saúde APS Santa Marcelina, Hospital Israelita Albert Einstein, Associação Congregação de Santa Catarina, Hospital Sírio-Libanês, Rede D'Or São Luiz e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

A Dra Susan apresentou as muitas responsabilidades decorrentes do intenso consumo de bens, serviços e tecnologias na assistência à saúde, bem como o potencial de contribuição da gestão de suprimentos para o incremento do desempenho ambiental e da sustentabilidade nas organizações de saúde e suas respectivas cadeias produtivas.  Baixe aqui a apresentação da Dra. Susan.

Pudemos aprender como organizações de diversos países estão desenvolvendo uma série de iniciativas que almejam transformar os sistemas de saúde pela incorporação de princípios como racionalização de recursos e materiais, minimização da geração de resíduos, eliminação de substâncias tóxicas e redução das emissões de gases de efeito estufa, entre outros aspectos ambientais, sociais e econômicos que levem à sustentabilidade.

Como gestor do Projeto Compras Sustentáveis na Saúde no Brasil, o PHS está lançando uma nova campanha integrada à Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis (AGHVS), denominada “Desafio Compras Sustentáveis”. Estamos preparando uma série de eventos, desenvolvendo ferramentas de avaliação e de orientação para tomada de decisão e adaptando recursos técnicos e informativos utilizados em outros países, visando à contribuir para que o sistema de saúde nacional avance na direção da resiliência e da sustentabilidade.

Em breve divulgaremos novidades aqui em nosso site. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o Desafio compras Sustentáveis, escreva para o Projeto Hospitais Saudáveis em coordenacao@hospitaissaudaveis.org.

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Desafio Compras Sustentáveis - Saiba mais

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos