E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Desafio a Saúde pelo Clima



Projeto Hospitais Saudáveis

O setor saúde se une à Race to Zero na construção de um mundo mais saudável, seguro e sem poluição

A organização global Saúde Sem Dano é o primeiro parceiro de saúde da campanha Race to Zero (RtZ). Coordenada pelos líderes da ação climática global, Nigel Topping e Gonzalo Muñoz, e apoiada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) a RtZ é a maior aliança multissetorial comprometida em alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050. A campanha já reúne mais de 2.500 atores não-estatais – incluindo empresas, cidades, instituições financeiras e educacionais – em todo o mundo, representando mais de 12% da economia global, para uma recuperação saudável, resiliente e carbono zero para as pessoas e o planeta.
 
Mais de 40 instituições de saúde, que representam os interesses de mais de 3.000 hospitais e unidades de saúde em 18 países, aderiram à Race to Zero na parceria com a Saúde sem Dano, lançada em maio de 2021. Seis dessas instituições eram brasileiras.
 
Confira todas as instituições de saúde brasileiras que já aderiram à Race to Zero:
 
• Hospital das Clínicas da Faculdades de Medicina de Botucatu - Unesp
• Hospital do Rocio
• Rede D'Or São Luiz S.A.
• Santa Casa BH Medical Specialties Center
• Santa Casa de Misericórdia da Bahia – Hospital Santa Izabel
• Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês
• Sociedade Beneficente Israelista Brasileira Hospital Albert Einstein
• SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina
 
Junte-se às instituições comprometidas com a Race to Zero!
 
 
Ao longo de 2021 e além estamos construindo uma coalizão de instituições de saúde comprometidas com emissões zero e com a criação de uma economia mais inclusiva e resiliente. Todas as instituições de saúde, incluindo hospitais, sistemas de saúde e unidades de saúde podem aderir ao compromisso da campanha de alcançar pelo menos uma redução de 50% de suas emissóes mensuráveis de GEE até 2030 e zero líquido até 2050, ou antes.
 
As instituições participantes do Desafio a Saúde pelo Clima já assumiram compromissos climáticos significativos. Acreditamos que participar da Race to Zero pode ser um próximo passo benéfico, fornecendo reconhecimento internacional para sua liderança climática, bem como parcerias e inspiração para instituições pares em todo o mundo.  Ao aderir à RtZ, as metas selecionadas serão aplicáveis ao Desafio a Saúde pelo Clima e ele será o mecanismo de acompanhamento do desempenho da instituição.
 
Consulte as Perguntas Frequentes para informações mais aprofundadas sobre a adesão à Race to Zero, seus requisitos e compromissos, como se dá a participação junto à Saúde sem Dano, e o que ela implica. 
 
Convidamos todos os membros do PHS e participantes do Desafio a Saúde pelo Clima a se juntarem a esta importante iniciativa. Para aderir à RtZ, preencha a carta de adesão declarando o compromisso de atingir emissões líquidas zero até 2050 e de relatar anualmente o progresso em direção a essas metas. Basta seguir as instruções abaixo.
 
Instruções para preenchimento da carta:
  • Por favor, preencha todas as áreas destacadas em amarelo nas duas colunas do texto (em português e em inglês).
  • Aplique o papel timbrado da sua organização antes da assinatura do documento. 
  • Esta carta deve ser assinada por um representante da sua organização com nível de diretoria ou superior e digitalizada.
  • Por favor, envie a carta preenchida, assinada e digitalizada para: RedePHS@hospitaissaudaveis.org com cópia para erickpelegia@hospitaissaudaveis.org e GlobalNetwork@hcwh.org
  • A formatação da carta pode ficar comprometida na aplicação web do Word, dê preferência ao uso aplicativo para desktop.

 

Por favor, entre em contato se tiver qualquer dúvida sobre a adesão ou o preenchimento da carta.

 

Documentos de Apoio:

 
Saiba Mais:
• Artigo de Josh Karliner (Diretor Internacional de Programas e Estratégia da Saúde sem Dano) e Gonzalo Muñoz (Líder da ação climática da COP25) para o blog do Fórum Econômico Mundial (em inglês): Protecting the planet and its people: healthcare's climate action roadmap