E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Desafio Compras Sustentáveis



Projeto Hospitais Saudáveis

Sumário Executivo - Guia de compras sustentáveis no setor saúde

De acordo com uma pesquisa da KPMG International, 93% das 250 maiores empresas mundiais estão incorporando a sustentabilidade nas suas operações e nas estratégias de compra. No setor da saúde, mais de 43.000 hospitais e sistemas de saúde fazem parte de uma rede global comprometida em operações sustentáveis através da Practice Greenhealth e Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (em inglês, Global Green and Healthy Hospitals).
 
 
Sendo uma indústria intensiva em recursos e com enorme poder de compra, as instituições de saúde estão adotando as práticas de compras sustentáveis como uma área de ação-chave para promover a sustentabilidade financeira e para benefício dos pacientes, dos funcionários, da comunidade e do planeta.
A Compra Sustentável na área da saúde pode levar a:
  • Redução significativa de custos através do uso mais eficiente de recursos, racionalização de processos e gestão de pessoal.
  • Apoio a operações ininterruptas em tempos de crise.
  • Atração dos melhores talentos e retenção dos funcionários a longo prazo.
  • Promoção de inovações de ponta com os fornecedores para maximizar o aprovisionamento para o desempenho.
Mais de 70% das emissões de gases com efeito estufa de um sistema de saúde estão incorporadas em produtos e serviços que são adquiridos pelas organizações. Os hospitais podem atuar como gestores líderes, considerando o custo total de propriedade dos produtos e diminuindo os seus próprios impactos e encorajando os fornecedores a fazerem o mesmo através de processos de compras sustentáveis.
Figura 1 – Possíveis reduções de custo em função de compras sustentáveis em hospitais nos Estados Unidos (Practice Greenhealth)
 

Como este guia irá ajudá-lo a atingir os seus objetivos 

O guia de compras sustentáveis oferece orientações tanto para os programas novos como para os existentes e concentra-se em 10 elementos - desde o desenvolvimento de um plano de ação e oportunidades de compras de alto impacto até ao rastreio e comunicação de resultados - que constituem uma abordagem sistemática à operacionalização de compras sustentáveis. Destaques de 25 sistemas de saúde ao redor do mundo ilustram a implementação dos elementos.
 
A sua organização terá acesso as melhores práticas para aperfeiçoar seu desempenho financeiro e verificar quais as melhores abordagens para engajar os stakeholders internos e os fornecedores. O guia detalha os argumentos comerciais para a aquisição de bens e serviços sustentáveis e como os processos de compras sustentáveis podem fortalecer e alinhar-se com outros objetivos organizacionais.
 
O guia utiliza o ciclo “planejar – executar – verificar – agir” (em inglês, PDCA “plan-do-check-act" ") como diretriz para o desenvolvimento e implementação de um programa de compras sustentáveis bem-sucedido, que é um método de melhoria do processo de qualidade comumente utilizado no setor de saúde. Esta abordagem irá ajudá-lo a construir e avaliar os elementos do seu programa, em cada uma de suas etapas, enquanto se adapta a novas experiências e lições aprendidas.
 
Ao utilizar este guia, sua instituição estará no caminho para integrar práticas de compras sustentáveis que irão: economizar recursos financeiros em suas instalações, maximizar a eficiência das suas operações, e distinguir a sua organização como líder no mercado.
 
 
Figura 2 – Ciclo PDCA para Compras Sustentáveis
 
Guia para gestão de compras sustentáveis no setor saúde
Caso seu hospital ou sistema de saúde ainda não faça parte do PHS ou da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, faça por favor sua solicitação preenchendo este formulário. Para saber mais como ser membro do Projeto Hospitais Saudáveis, consulte mais informações neste link.