E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

COVID-19



Projeto Hospitais Saudáveis

#RecuperaçãoSaudável - COVID-19 | Mais de 40 milhões de profissionais da saúde de 90 países solicitam aos chefes de Estados dos países integrantes do G20 uma recuperação econômica mais sustentável.
 
Por uma #RecuperaçãoSaudável (#HealthyRecovery), mais de 350 organizações representando quase 40 milhões de profissionais de saúde de 90 países enviaram uma carta aos chefes de Estado de todos os países do G20, solicitando que a saúde pública seja um elemento central dos planos de recuperação econômica após a pandemia do COVID-19.
 
Leia o texto da carta aqui.

Devemos usar uma abordagem baseada na ciência para ressurgir da crise do coronavírus mais saudável, melhor protegida e mais resiliente a choques futuros.
 
Níveis crescentes de poluição que afetam nosso ar e água aumentam sistematicamente nossa vulnerabilidade a doenças há décadas, assim como o desmatamento e a mudança climática inabalável aumentam um grande número de riscos à saúde dos seres humanos.
 
Uma recuperação saudável é aquela que reconhece que a saúde humana, econômica e planetária está intimamente ligada: quando todos os três são saudáveis, todos os três são fortes. A COVID-19 deixou claro, que quando a saúde humana é comprometida, a economia sofre.
 
As escolhas que governos, empresas, financiadores e investidores fazem em 2020 determinarão as condições em que vivemos e as gerações futuras. Os governos já estão tomando decisões sobre como direcionar trilhões de dólares em fundos públicos. Alguns governos estão relaxando ou revertendo os regulamentos ambientais. A pandemia nos mostrou como a saúde e a economia estão intimamente ligadas e que qualquer recuperação econômica deve ser feita de maneira a fortalecer nossa resiliência à saúde.
 
Os profissionais de saúde querem que sua voz seja ouvida nos pacotes históricos de recuperação econômica agora em consideração. Eles querem garantir que os incentivos e desincentivos propostos não nos levem de volta a um mundo que continua a prejudicar a saúde humana e que os coloca, seus pacientes e suas comunidades em riscos desnecessários.
 
Os principais especialistas médicos e científicos podem ajudar a orientar os pacotes de recuperação econômica para garantir que a saúde pública esteja no centro de todas as decisões tomadas.
 
Por fim, o PHS vem por meio deste agradecer a todos assinantes do Brasil que, juntos, ajudaram a tornar essa ação ainda mais rica e estruturada, o interesse pelos assuntos abordados e a participação de todos são motivo de satisfação para nós que atuamos junto as organizações e instituições de saúde no Brasil.  
 
Os profissionais de saúde e suas associações são convidados a assinar esta carta urgente. 
  • Profissionais de saúde podem assinar a carta aqui

  • Associações de profissionais médicos e de saúde podem assinar a carta aqui

A carta pede aos líderes do G20 para colocar a saúde pública no centro dos planos de recuperação econômica pós-COVID-19.
 
Bilhões de dólares estão em jogo. Chegou a hora de ouvir a voz da comunidade de saúde. A Aliança Global pelo Clima e Saúde, a campanha Every Breath Matters e a Organização Mundial da Saúde, servindo a comunidade médica e de saúde global, endossam e promovem a carta.

Lista completa dos assinantes aqui

Outras informações de interesse

Manifesto da OMS para uma recuperação saudável do COVID-19 - versão em inglês

 

 

 

NOSSOS PROJETOS

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis.

Desafio a Saúde pelo Clima

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde

Campanha Compras Sustentáveis

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial.

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos