E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Compras Sustentáveis



Projeto Hospitais Saudáveis

Alguns dos participantes, com Dra Susan Wilburn em pé ao centro

No último dia 19 de março de 2019, a Dra Susan Wilburn, coordenadora internacional do Projeto Compras Sustentáveis na Saúde (Sustainable Health in Procurement Project – ShiPP) participou de um encontro com gestores de suprimentos e de sustentabilidade representando algumas das principais organizações de saúde nacionais.

O Projeto Compras Sustentáveis na Saúde já havia sido tema de um painel especial de pré-lançamento no último Seminário Hospitais Saudáveis, em dezembro passado e agora começa a tomar impulso no Brasil, que é um dos cinco países em desenvolvimento, escolhidos pelo PNUD para sediá-lo.

O encontro aconteceu no auditório do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e teve representantes da própria SES-SP, dos grupos de saúde APS Santa Marcelina, Hospital Israelita Albert Einstein, Associação Congregação de Santa Catarina, Hospital Sírio-Libanês, Rede D'Or São Luiz e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

A Dra Susan apresentou as muitas responsabilidades decorrentes do intenso consumo de bens, serviços e tecnologias na assistência à saúde, bem como o potencial de contribuição da gestão de suprimentos para o incremento do desempenho ambiental e da sustentabilidade nas organizações de saúde e suas respectivas cadeias produtivas. Baixe aqui a apresentação da Dra. Susan.

Pudemos aprender como organizações de diversos países estão desenvolvendo iniciativas que almejam transformar os sistemas de saúde pela incorporação de princípios como racionalização de recursos e materiais, minimização da geração de resíduos, eliminação de substâncias tóxicas e redução das emissões de gases de efeito estufa, entre outros aspectos ambientais, sociais e econômicos que levem à sustentabilidade.

Como gestor do Projeto Compras Sustentáveis na Saúde no Brasil, o PHS está lançando uma nova campanha integrada à Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis (AGHVS), denominada “Desafio Compras Sustentáveis”. Estamos preparando uma série de eventos, desenvolvendo ferramentas de avaliação e de orientação para tomada de decisão e adaptando recursos técnicos e informativos utilizados em outros países, visando à contribuir para que o sistema de saúde nacional avance na direção da resiliência e da sustentabilidade.

Em breve divulgaremos novidades aqui em nosso site. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o Desafio compras Sustentáveis, escreva para o Projeto Hospitais Saudáveis em coordenacao@hospitaissaudaveis.org.

NOSSOS PROJETOS

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis.

Desafio a Saúde pelo Clima

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde

Campanha Compras Sustentáveis

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial.

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos