E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Compras Sustentáveis



Participe do Desafio Compras Sustentáveis

 

O Projeto Compras Sustentáveis na Saúde (Sustainable Health in Procurement Project - SHiPP, na sigla em inglês) é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em colaboração com a Health Without Harm (HCWH), com financiamento da Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional. Esta iniciativa visa reduzir os danos às pessoas e ao meio ambiente causados pela fabricação, uso e descarte de produtos médicos e pela implementação de programas de saúde, atuando em colaboração com organizações de saúde de todo o mundo.

O PHS como gestor do Projeto no Brasil está lançando uma nova campanha integrada ao objetivo "Compras", de nossa Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis (AGHVS), denominada “Desafio Compras Sustentáveis”.

Através do Desafio Compras Sustentáveis pretendemos mobilizar organizações de saúde a adotarem políticas de suprimentos alinhadas com a defesa da saúde pública ambiental, tendo como o principal objetivo proporcionar o aumento na demanda por produtos sustentáveis e redução daqueles que sejam mais prejudiciais ao maio ambiente e à saúde. Por produtos, entendemos todo tipo de insumos consumidos na prevenção, promoção, assistência, diagnóstico e recuperação da saúde incluindo, entre outros, materiais, medicamentos, substâncias, equipamentos, instalações, tecnologias e serviços diversos.

Acreditamos que o setor saúde pode, através do consumo consciente liderar a mudança para uma economia mais verde e inclusiva.

A organização global Saúde Sem Dano e o PHS no Brasil, junto às organizações de saúde parceiras em todo o mundo, estão comprometidos com o desenvolvimento de critérios e estratégias para aquisições sustentáveis, bem como com o debate de políticas públicas e institucionais para que o poder de compra dos sistemas de saúde ajude a promover mercados para produtos e serviços produzidos de forma ética e sustentável, levando a maior sustentabilidade ambiental das cadeias de suprimentos globais e consequente melhora dos indicadores de saúde globalmente.

Faça parte do Desafio Compras Sustentáveis  

Para participar do Desafio Compras Sustentáveis na Saúde e do Projeto SHiPP, basta manifestar o interesse da sua organização enviando um e-mail para coordenacao@hospitaissaudaveis.org. Nas próximas semanas estaremos disponibilizando nesta página o mecanismo de adesão “on line” assim como os recursos de apoio e participação exclusivo dos membros.

 

Saiba mais sobre o Projeto Compras Sustentáveis

 
 

O projeto Compras Sustentáveis ​​na Saúde - SHiPP tem como objetivo reduzir os danos às pessoas e ao meio ambiente causados ​​pela fabricação, uso e descarte de produtos, serviços e tecnologias empregados ​​na assistência e na implementação de programas de saúde.

O SHiPP é um projeto de quatro anos destinado a promover compras sustentáveis ​​no setor da saúde, em agências das Nações Unidas e em países-chave do projeto, através da redução da toxicidade de substâncias químicas e materiais usados ​​em produtos para a saúde, a redução de emissão de gases de efeito estufa na cadeia de suprimentos e a conservação dos recursos naturais. A implementação do programa começou em janeiro de 2018.

 
O projeto está sendo implementado em dois grupos de países.

O primeiro é composto de países de renda baixa, Moldávia, Ucrânia, Tanzânia, Vietnã e Zâmbia, onde as agências das Nações Unidas têm uma presença significativa na assistência à saúde e em projetos sociais e visa tornar as operações da ONU mais sustentáveis nessas regiões.

Um segundo grupo, composto por países de renda média incluindo Brasil, Índia, China, África do Sul, entre outros países da América Latina e Sudeste Asiático, visa desenvolver e testar um conjunto de práticas e políticas sustentáveis ​​para compras do setor de saúde em consonância com a iniciativa Compras Sustentáveis ​​no Setor da Saúde (SPHS). Esses países têm grande potencial de induzir a transformação dos mercados em suas regiões.

Considerando que as práticas de compras sustentáveis estão em processo de rápido desenvolvimentos em países da União Europeia e América do Norte, entre outros de alta renda, as iniciativas do SHiPP almejam, de forma articulada, obter significativa redução do impacto ambiental do setor de saúde e transformar as cadeias produtivas em âmbito mundial.

 

Dentre os principais objetivos do projeto está o de alcançar um aumento na demanda por produtos sustentáveis, ​​levando as cadeias de suprimentos de todo o mundo a uma maior sustentabilidade ambiental, o que melhorará os indicadores de acesso e saúde globalmente. Também é um dos objetivos promover junto às instituições de saúde a adoção de políticas, estratégias e práticas de compras sustentáveis. Sistemas de saúde, governos e agências internacionais podem ser os condutores de uma mudança significativa para economias ecologicamente sustentável e inclusivo.

As estratégias incluem:

  1. Desenvolver critérios e padrões universalmente aplicáveis ​​e sustentáveis ​​para a fabricação, distribuição e eliminação de produtos, serviços e tecnologias adquiridos pelo setor de saúde.
  2. Fortalecer a capacidade de implementação de práticas de compras sustentáveis ​​no setor da saúde nos países priorizados no projeto de forma a induzir transformações regionais e globais.
  3. Promover a capacidade de produção, fornecimento e descarte sustentável de produtos de saúde em pelo menos dez países do projeto.
  4. Consolidar modelos de treinamento e sistemas de monitoramento e avaliação que ajudem a promover a prestação de contas e a transparência em compras sustentáveis ​​no setor da saúde e suas cadeias de fornecedores.

Para alcançar esses objetivos, experiências semelhantes são tomadas como referência na Europa, nos Estados Unidos e em outros países nos quais o Saúde Sem Dano já atua junto à diversas organizações e onde os membros da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis ​​já têm experiência na implementação de critérios de compras sustentável.

 

Integração com a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis

A Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis conta com uma extensa e diversificada rede de mais de 1.000 membros, que representam os interesses de mais de 32.000 hospitais e centros de saúde em 54 países (Julho de 2018). O Projeto Hospitais Saudáveis, que coordena esta rede no Brasil, onde temos cerca de 260 membros diretos e mais de 1.000 representados, foi escolhido para desenvolver projeto SHIPP em nosso país.

O projeto SHiPP é totalmente integrado à Rede Global de várias maneiras, incluindo:

  • Associação: todos os hospitais piloto que participam do projeto SHiPP são membros atuais ou receberão adesão automática à Rede Global HVS e PHS.
  • Estudos de caso: hospitais pilotos documentarão seu trabalho e progresso em compras sustentáveis ​​através de estudos de caso e de projetos que poderão ser apresentados nos Seminários Hospitais Saudáveis e poderão concorrer ao Prêmio Amigo do Meio Ambiente.
  • Seminários na Web: o projeto oferece seminários na Web para treinar compras sustentáveis ​​em serviços de saúde e mostrar histórias de sucesso.
  • Recursos: como parte do projeto, especialistas internacionais criarão documentos de orientação e recursos para treinar e apoiar o trabalho dos sistemas de saúde na implementação de práticas de aquisição sustentáveis.
  • Workshops presenciais: nos países e regiões priorizados no projeto, workshops regionais serão realizados para promover o treinamento e o fortalecimento das áreas de compras e sustentabilidade das unidades e sistemas de saúde.

Durante este primeiro ano do SHiPP no Brasil, buscaremos reconhecer as condições existentes e estabelecer uma linha de base a partir da qual estabeleceremos estratégias para os próximos 2 anos do projeto. As atividades previstas para 2019 são:

  • Mapeamento de políticas e práticas em diferentes organizações de saúde e gestores públicos nacional e estaduais para determinar em que medida os critérios de sustentabilidade são incorporados às compras, quais são as medidas ambientais para reduzir os riscos e como são gerenciadas.
  • Buscar sistemas de saúde e organizações membros do Projeto Hospitais Saudáveis interessados em colaborar com o projeto.
  • Desenvolver pesquisa sobre as formas de organização e gestão das instituições de saúde quanto ao potencial de integração das competências em gestão de suprimentos e gestão de meio ambiente e sustentabilidade.
  • Desenvolver pesquisa junto às organizações de saúde sobre principais oportunidades de substituição de produtos, serviços e tecnologias em relação às quantidades adquiridas e aos riscos ambientais e ocupacionais envolvidos.

Atividades no Brasil

Sobre o projeto SHiPP no mundo

 

 

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Desafio Compras Sustentáveis - Saiba mais

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos