E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

O que fazemos


Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis



A Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (HVS) é uma comunidade de organizações de saúde dedicadas a reduzir sua pegada ecológica e promover a saúde pública e ambiental. Trata-se de uma iniciativa da organização internacional Saúde Sem Dano, representada no Brasil pelo Projeto Hospitais Saudáveis que promove e organiza a participação das organizações nacionais nessa rede.

Para conhecer mais sobre a rede GGHH (Global Green and Healthy Hospitals no título original em inglês), acesse também http://greenhospitals.net/ (em inglês) ou http://hospitalesporlasaludambiental.net/ (em espanhol).

Os membros de Rede Global HVS de todo o mundo estão trabalhando juntos em uma comunidade de aprendizagem para compartilhar as melhores práticas, encontrar soluções para os desafios que enfrentam e conquistar resultados mensuráveis.

Hospitais, sistemas e organizações de saúde representando os interesses de mais de 4000 hospitais de seis continentes começaram a se reunir a partir de 2012, tendo como referência a Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis. A Agenda consiste em dez objetivos interconectados: Liderança, Substâncias Químicas, Resíduos, Energia, Água, Transporte, Alimentos, Produtos Farmacêuticos, Edifícios, Compras. Cada um contém uma série de ações, bem como links para ferramentas e recursos que hospitais e sistemas de saúde podem usar para dar suporte à estes objetivos. Saiba mais sobre a Rede HVS clicando aqui.


Podem participar da Rede HVS:
  • Estabelecimentos de Assistência à Saúde (hospitais, clínicas, serviços de diagnósticos, reabilitação, entre outros)
  • Sistemas de Saúde (organizações públicas ou privadas que gerenciam redes ou grupos de serviços de saúde)
  • Organizações de Saúde (ONGs, associações, instituições de ensino ou pesquisa, órgãos públicos, entre outros)


As instituições interessadas em tornarem-se membros da Rede Global HVS deverão concordar com as condições expressas no sistema de adesão e comprometer-se com a promoção dos objetivos da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis entre os seus associados ou os serviços de saúde que gerenciam.

Hospitais e demais estabelecimentos prestadores de assistência à saúde deverão desenvolver ações concretas em pelo menos dois dos dez objetivos da Agenda. Para cada objetivo escolhido, o estabelecimento de saúde deverá apresentar, no prazo máximo de um ano, um Estudo de Caso, relatando suas ações conforme modelo padronizado.

Saiba mais sobre como tornar-se membro da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e do Projeto Hospitais Saudáveis através da nossa página de Adesão Institucional.

A participação como membro da Rede HVS é gratuita e está condicionada ao cumprimento dos compromissos descritos na carta de adesão e nos sites do PHS e da Rede GGHH.

O Projeto Hospitais Saudáveis se compromete em preservar as informações fornecidas pelos usuários deste site, divulgando apenas o conteúdo que for expressamente autorizado pelos seus membros. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio 2020 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Endosso COP 23 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos