E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

Adeus ao uso de mercúrio: em agosto de 2017, entra em vigor o Tratado de Minamata


Um grande passo foi dado por nações de todo o mundo na luta contra a poluição do meio ambiente e a contaminação de seres vivos por mercúrio. Assim como fez o Brasil em 2013 e a Argentina em 2017, sete países membros da União Europeia (Bulgária, Hungria, Malta, Holanda, Romênia e Suécia) ratificaram o Tratado de Minamata no último mês de maio, o que tornou possível o cumprimento da exigência mínima de 50 países signatários para que o Tratado entrasse em vigor. Os países que aderiram devem tomar ações de redução, controle e eliminação do mercúrio em processos industriais e artesanais em todo o mundo até 2020.

Como já divulgado pelo Projeto Hospitais Saudáveis, o Brasil proibiu a fabricação, a importação e a comercialização de termômetros e medidores de pressão que utilizam o mercúrio, a partir de 1º de janeiro de 2019.

O Projeto Hospitais Saudáveis tem trabalhado para o banimento do mercúrio desde 2008 por meio da campanha “MercuryFree Healthcare”, idealizada pela organização internacional Saúde Sem Dano (SSD) juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como objetivo eliminar o uso de dispositivos médicos à base de mercúrio e a sua substituição por alternativas precisas e economicamente viáveis. A iniciativa se baseia em uma política, lançada em 2005 pela OMS, que orienta governos e organizações de saúde para a adoção de alternativas mais seguras sob o ponto de vista ocupacional e ambiental. Atualmente, todos os países desenvolvidos já substituíram esses dispositivos e também muitos países em desenvolvimento, inclusive da América Latina já contam com legislação nacional contemplando essa questão.

No Brasil, cerca de 40 instituições de saúde responderam o formulário da campanha Saúde Sem Mercúrio. As instituições de saúde podem participar da nova fase, respondendo à pesquisa disponível na página do PHS, contribuindo para a redução dos impactos socioambientais do uso do mercúrio e para a destinação adequada de seus resíduos. (veja mais em: http://www.hospitaissaudaveis.org/campanha_saude_livre_de_mercurio.asp).

Após muitos anos de esforços, a campanha mundial “MercuryFree Healthcare”, atingiu seu objetivo por meio de um tratado mundial com efeito legal para eliminação dos dispositivos médicos com mercúrio.

O Seminário Hospitais Saudáveis (SHS) do ano de 2012, também foi um marco para a campanha Saúde Sem Mercúrio no Brasil. Na ocasião foi proposta uma moção, aprovada por aclamação pelos cerca de 400 profissionais de saúde presentes, pedindo ao Ministério da Saúde a proibição do uso do mercúrio nos dispositivos de saúde. A leitura e aprovação da moção pode ser acessada na página do Projeto Hospitais Saudáveis no YouTube. 

A participação intensa de dirigentes e profissionais de saúde em todos esses esforços demonstrou que existe grande potencial para avançarmos com rapidez e segurança na eliminação dos dispositivos com mercúrio mesmo em situações onde existe maior carência de recursos. Organizações de saúde, públicas e privadas do Brasil já estão dando exemplos de como proteger os trabalhadores, o meio ambiente e ainda economizar dinheiro na gestão dos equipamentos sem mercúrio.

A primeira reunião da Conferência das Partes do Tratado de Minamata (COP1) sobre mercúrio será realizada de 24 a 29 de setembro de 2017, em Genebra na Suíça. O evento reunirá governos e organizações intergovernamentais e não governamentais de todo o mundo para avançar na tomada de decisão sobre a implantação técnica, administrativa, financeira e operacional do Tratado de Minamata, que entra em vigor em agosto deste ano com o compromisso de banir definitivamente o uso e as emissões de mercúrio.

 

Links úteis:

 

 

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio 2020 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Endosso COP 23 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos