E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

Unimed FESP promove a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis dentre suas unidades


Membro do Projeto Hospitais Saudáveis e da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis na categoria sistema de saúde, desde janeiro de 2013, a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (UNIMED FESP), cujas filiadas operam 5 hospitais, 29 centros de diagnóstico, 21 laboratórios clínicos e 175 centros médicos, vem desenvolvendo desde então, um importante esforço para promover a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis e incentivar as cooperativas do Sistema Unimed Paulista a aderirem a essa campanha.

Em julho 2013, a UNIMED FESP promoveu em São Paulo o seminário “Hospitais Verdes: Promovendo a sustentabilidade e a saúde ambiental no setor de saúde”, que foi transmitido por teleconferência para diversas cidades brasileiras. O evento apresentou a Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, além de cases e palestras pautadas nos 10 objetivos propostos pela Agenda Global para Hospitais Verdes e Saudáveis.

Em setembro de 2013, a Unimed FESP participou da mesa de abertura do VI Seminário Hospitais Saudáveis, “O papel da liderança: o que os dirigentes das organizações de saúde estão fazendo pela sustentabilidade do setor e para promover a saúde ambiental”, representada pela coordenadora de Recursos Próprios da FESP, Rita Kaluf, ocasião em que também esteve presente, entre outras personalidades do setor saúde, a gestora de Sustentabilidade da Unimed do Brasil, Maike Mohr.

Segundo afirmou Rita Kaluf no último boletim online da FESP, "A assistência à saúde gera um impacto ambiental e sanitário muito grande, com a emissão de diversos poluentes. Nesse sentido, a FESP e também os hospitais das Unimeds do Estado de São Paulo, tem a responsabilidade de trabalhar suas estruturas para reduzir os impactos ambientais. Além disso, o fato de se trabalhar em rede facilita a implementação de diretrizes e possibilita a troca de experiências com outras organizações".

Reconhecido pelas ações socioambientais, o sistema Unimed participa do Projeto Hospitais Saudáveis através das suas cooperativas regionais e serviços de saúde. Ao longo de 2013, tornaram-se membros do PHS e da Rede Global HVS, as Unimeds Regional Sul e Goiânia, de Goiás, Unimed Resende, no Rio de Janeiro, e as Unimeds de Franca, Sorocaba e São José dos Campos em São Paulo. Apenas em janeiro de 2014, mais quatro unidades aderiram à campanha: Unimeds de Itapetininga, Pindamonhangaba e Bebedouro em São Paulo e a Unimed Noroeste do Rio Grande do Sul.

O lançamento no Brasil da plataforma de comunicação da Rede Global HVS em abril próximo e os novos eventos e projetos para 2014, aliado ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelas federações de Unimeds para promoção da Rede HVS em todo o país, representam uma oportunidade para crescimento dessa rede e uma efetiva integração do setor saúde, em escala nacional, na redução dos seus impactos e promoção da saúde ambiental.

Para mais informações sobre como tornar-se membro da Rede Global HVS, acesse: http://www.hospitaissaudaveis.org/

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio 2020 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Endosso COP 23 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos