E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

Participe dos seminários Saúde Sem Mercúrio: Salvador, Recife e Brasília - ABRIL/2013


Conhecer os danos que o mercúrio causa à saúde e ao meio ambiente é fundamental para que um profissional de saúde, técnico ou gestor, se posicione de forma coerente em relação ao uso dessa substância pelos próprios serviços de saúde.

Estabelecer essa relação, mobilizando e preparando os profissionais de saúde para participar de forma ativa da substituição das tecnologias que dependem do mercúrio por alternativas mais seguras e sustentáveis é o objetivo dos seminários Saúde Sem Mercúrio, promovidos pelas organizações Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), Saúde Sem Dano (SSD) e parceiros locais. Saiba mais sobre as próximas edições clicando nos links abaixo. Mais informações e apresentações de algumas das edições anteriores estão disponíveis em nossa Biblioteca.

Os seminários Saúde Sem Mercúrio são parte da campanha mundial Mercury-Free Healthcare, criada por SSD em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a partir do Informe de Politicas da OMS: Mercúrio na Assistência à Saúde, publicado em 2005. Essas ações são integradas à Parceria para Produtos com Mercúrio, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), liderada pela Agência de Proteção Ambiental norte americana US-EPA.

Um avanço importante foi a aprovação em janeiro passado por mais de 140 países de um tratado internacional sobre mercúrio. Segundo o texto que será assinado em outubro em Minamata, Japão, os países signatários deverão estabelecer legislação nacional para proibir até 2020 a fabricação, importação e exportação de termômetros e esfigmomanômetros com mercúrio. No Brasil, esse processo demandará grande capacidade de adaptação por parte do setor saúde que deve se mobilizar desde já.

Centenas de hospitais e outras organizações de saúde brasileiras já fizeram sua parte substituindo totalmente dispositivos com mercúrio. Muitas outras instituições estão seguindo pelo mesmo caminho, mas ainda há um longo trabalho de conscientização a ser feito, demonstrando que a eliminação do mercúrio é, não apenas uma questão de saúde pública, como de qualidade e de redução de custos na assistência à saúde. Para isso, o PHS e seus parceiros colocam à disposição da sociedade diversos recursos e contam com o apoio de organizações de saúde nas diversas regiões do Brasil para levar a campanha Saúde Sem Mercúrio adiante.

Colabore com esta iniciativa, participando e divulgando os seminários Saúde Sem Mercúrio. Você ou sua organização de saúde podem também tornar-se membros do PHS e da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, que integra serviços de saúde de todo o mundo em torno de uma agenda comum de saúde ambiental, segurança e sustentabilidade. Todas as iniciativas do PHS são gratuitas, clique aqui para saber como tornar-se membro.

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio 2020 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Endosso COP 23 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos