E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

V Seminário Hospitais Saudáveis - SHS 2012 lança no Brasil a Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis


CLIQUE AQUI PARA CONHECER A PROGRAMAÇÃO E BAIXAR AS APRESENTAÇÕES DO SHS 2012

CLIQUE AQUI PARA CONHECER A PROGRAMAÇÃO E BAIXAR AS APRESENTAÇÕES DO SHS 2012

 

O V Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2012 teve como tema central o lançamento no Brasil da recém-criada Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (HVS), uma iniciativa da organização Saúde Sem Dano junto a diversas entidades que já representam mais de 3500 hospitais e organizações de saúde nos 6 continentes, as quais se comprometem a trabalhar por um setor saúde mais sustentável. Saiba mais sobre a rede global HVS.

A quinta edição do SHS foi mais uma realização do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM e as organizações não governamentais Projeto Hospitais Saudáveis e Saúde Sem Dano (Health Care Without Harm). O SHS contou ainda com o apoio de mais de vinte organizações do setor saúde entre universidades e institutos de pesquisa, serviços e sistemas de saúde e associações científicas, profissionais e setoriais.

Para promover o lançamento da rede global HVS no Brasil, o SHS 2012 contou com a presença de dois dos seus principais membros no mundo.

A Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (SDU/NHS, na sigla em Inglês) foi representada pela sua Diretora Operacional, Dra. Sonia Roschnik que apresentou, entre outras realizações, o Roteiro para um Sistema de Saúde Sustentável (NHS Route Map for Sustainable Health) que já teve adesão de mais de 100 organizações de Saúde daquele país. A versão em português desse roteiro foi lançada em coquetel promovido pelo Consulado Britânico no Brasil, ao final do primeiro dia do seminário.

Representando a Iniciativa Hospitais mais Saudáveis (Healthier Hospitals Initiative - HHI), uma organização que congrega onze dos maiores sistemas de saúde dos Estados Unidos, incluindo 490 hospitais com mais de US $ 20 bilhões em poder de compra, a Dra. Amy Collins, Coordenadora de Sustentabilidade da MetroWest Medical Center, apresentou a experiência do HHI como membro da rede global HVS e os vários projetos que desenvolve junto aos hospitais do grupo onde trabalha.

Josh Kaliner, Coordenador Internacional da organização Saúde Sem Dano - SSD (Health Care Without Harm), parceira na organização do SHS e criadora da rede global, apresentou os desafios do setor saúde frente à crise ambiental e as propostas da rede HVS. Certificados especiais foram entregues aos membros fundadores da rede no Brasil, 4 sistemas de saúde (representando mais de 80 hospitais) e 17 hospitais, entre organizações públicas e privadas. Também receberam certificados os membros da rede no Reino Unido e EUA presentes ao SHS.

Entre os outros temas debatidos no SHS 2012, destacamos o oportuno debate sobre acreditação em serviços de saúde enquanto vetor para promoção da sustentabilidade e a mesa redonda sobre os desafios da gestão ambiental nos hospitais geridos por organizações filantrópicas. A visão mais ampla sobre as relações entre saúde e meio ambiente foi tema de uma mesa que reuniu especialistas em saúde ambiental para debater o papel dos serviços de saúde frente às demandas ambientais das comunidades e da sociedade em geral.

Uma conferencia especial sobre a alarmante situação dos trabalhadores que lidam com a destinação dos resíduos de serviços de saúde e higiene hospitalar foi apresentada pela Dra. Cristiane Rapparine, reforçando o compromisso do SHS com a questão do trabalhador, presente em todos os seminários desde a primeira edição.

SHS 2012 lança moção pelo banimento dos dispositivos com mercúrio no setor saúde brasileiro: O banimento do mercúrio nos dispositivos de saúde, outro tema presente em todas as edições do SHS, foi debatido numa mesa que reuniu experiências de organizações nos três estados em que o PHS vem realizando seminários regionais: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Esta mesa demonstrou a viabilidade da substituição dos esfigmomanômetros e termômetros, independentemente da localização geográfica, condição econômica ou da natureza da gestão das organizações de saúde. Em resposta à solicitação do público presente ao SHS, uma moção pedindo ao ministério da saúde a proibição de dispositivos com mercúrio no Brasil foi redigida, votada e aprovada em plenário durante o seminário.

A participação do setor saúde brasileiro no debate ambiental se mostra cada vez mais madura, como se pôde observar em eventos de projeção internacional nos últimos meses, tais como a Conferência Mundial de Determinantes Sociais de Saúde e a Rio+20, ambas no Rio de Janeiro. O SHS vem demonstrando a capacidade do setor saúde de influenciar demais áreas e à sociedade em geral, bem como de fazer a sua parte, cada vez mais, contribuindo com ações concretas para proteção do meio ambiente e desenvolvimento de modelos de produção mais sustentável.

Assim como nos anos anteriores, o SHS 2012 iniciou com a cerimônia de entrega do prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, uma iniciativa da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo que visa reconhecer iniciativas de serviços de saúde que desenvolvem projetos ambientais no âmbito do Sistema Único de Saúde SUS-SP. Este ano foram mais de 60 projetos inscritos, dos quais 15 foram premiados com placas comemorativas e 35 com certificados de menção honrosa.

O SHS contou ainda com uma inédita seção de pôsteres, que deve passar a integrar a programação dos próximos seminários, ajudando a promover e divulgar trabalhos acadêmicos e profissionais que visam a sustentabilidade das operações em saúde.

Agradecendo a todos que colaboraram para a sua realização e aos que nos prestigiaram com sua presença, convidamos a todos para a próxima edição do SHS, que será será em setembro de 2013, no mesmo local. A entrada é gratuita e as inscrições estarão abertas a partir de início de agosto. Reserve a data.

 

• Programa do V SEMINÁRIO HOSPITAIS SAUDÁVEIS: baixe aqui as apresentações dos palestrantes

• Galeria de fotos do Seminário Hospitais Saudáveis 2012

• Galeria de fotos Entrega do Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2012

• Informações sobre o Certificado e atestado (declaração) de participação

• Site da Organização Projeto Hospitais Saudáveis (www.hospitaissaudáveis.org)

• Site da Organização Saúde Sem Dano no Brasil (www.saudesemdano.org)

• Site do Centro de Vigilância sanitária - CVS (www.cvs.saude.sp.gov.br)

 


Mais informações: coordenacao@hospitaissaudaveis.org.br

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio 2020 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Endosso COP 23 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos