E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Desafio a Saúde pelo Clima



Informações gerais para elaboração do inventário de emissões de GEE

Para conhecer e mensurar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de sua organização, recomendamos seguir as etapas a seguir:

 

Definir o tipo de inventário

No Guia para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa por Organizações de Saúde são apresentadas duas propostas de tipos de inventário (Conteúdo Básico e Conteúdo Avançado)

Estes tipos de inventário são definidos de acordo com o nível de abrangência dos dados que serão informados, ou seja, a quantidade de categorias e emissões relatadas, sendo que o Conteúdo Básico possui uma menor quantidade de categorias e/ou emissões do que o Conteúdo Avançado, como representado na imagem acima.

A escolha do tipo de inventário pela organização deve ser feita de acordo com a qualidade e quantidade dos dados que a organização conseguir mensurar, referentes ao ano das emissões. Para mais informações, consulte o tipo de inventário definido no Guia.

É importante enfatizar a necessidade de relatar informações com qualidade. As organizações devem refletir sobre seus instrumentos de gestão de emissões de GEE de forma a mensurar e monitorar suas emissões para que os resultados de todo esse processo reflitam a realidade das suas emissões de suas ações para evitá-las e/ou reduzí-las.

 

Realizar os cálculos de emissões de GEE

Para a realização do cálculo de emissões de GEE, recomendamos fazer o download dos seguintes recursos:

- Ferramenta Intersetorial (planilha de cálculo)

Esta Ferramenta é uma planilha de Excel elaborada pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) com o objetivo de conhecer e mensurar as emissões de GEE de organizações dos mais diversos setores.

Recomenda-se que os cálculos sejam feitos na Ferramenta, utilizando as abas (Categorias) de acordo com o tipo de inventário escolhido.

Clique aqui para ser direcionado para a página de download da Ferramenta Intersetorial e da Ferramenta para cálculo de emissões de GEE por tipo transporte.

- Guia de Elaboração de Inventário de Gases de Efeito Estufa para o Setor Saúde

   O Guia auxiliará:

- no entendimento do contexto das mudanças do clima;

- na definição de um tipo de inventário de acordo com a realidade da organização;

- no uso da Ferramenta Intersetorial (planilha de cálculo de emissões).

Encontre aqui o Guia para download.

Recomendamos a utilização do Guia do Desafio simuntaneamente à Ferramenta Intersetorial como forma de otimizar o entendimento e o preenchimento das planilhas.

 

<< Voltar

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Endosso COP 23 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos