E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Desafio 2020: A Saúde pelo Clima



Participe do Desafio 2020 - a Saúde pelo Clima

Desafio 2020 - Imagem

 

O Desafio 2020 - a Saúde pelo Clima é uma campanha internacional coordenada pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, que visa mobilizar organizações de saúde ao redor do mundo a tomar medidas concretas contra as mudanças do clima e em defesa da saúde pública ambiental.

 

Faça parte do Desafio 2020 - a Saúde pelo clima

Para aderir ao Desafio é necessário que a sua organização seja membro do PHS / Rede Global HVS e que esteja efetuado o login como membro institucional.

 

(1° acesso à Campanha) (Já participa da Campanha)

 

Recursos

 

Reconhecimento Nacional e Premiação global

Reconhecimento Nacional das instituições que participaram do Desafio 2020 - a Saúde pelo Clima no ano de 2016

- Lista das instituições reconhecidas e foto da cerimônia de entrega

Premiação global das instituições que se destacaram nos pilares do Desafio 2020 - a Saúde pelo Clima no ano de 2016

- Lista das instituições premiadas no mundo, com destaque para as instituições brasileiras

- Entrega dos prêmios para as instituições brasileiras

 

Saiba mais sobre o Desafio 2020 - a Saúde pelo Clima

 

Mudanças do Clima e o Setor Saúde

As mudanças do clima afetarão diretamente a capacidade dos sistemas de saúde de desenvolver suas atividades, não apenas pelos efeitos de desastres naturais mais frequentes, como principalmente pela redução ao acesso a recursos essenciais como água ou energia e pelo impacto de crises sistêmicas de ordem econômica e social.

Esse alerta é feito por diversas pesquisas científicas e pelos principais órgãos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde, o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) e a Comissão para Mudanças Climáticas e Saúde da The Lancet que estudam os efeitos deletérios das mudanças do clima na saúde pública.

Torna-se imperativo, portanto, que as organizações de saúde participem ativamente, não apenas dos esforços de adaptação, como são geralmente chamadas as ações em resposta à eventos climáticos extremos e ao aumento da carga de doenças. Cabe também às organizações de saúde assumirem posição de liderança nas medidas de mitigação contribuindo com sua parcela na redução nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) para o combate ao aquecimento global.

 

Mudanças do Clima e o posicionamento do PHS

Atuando de acordo com sua missão, o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) se insere como ator indutor de mudanças nesse sentido, conclamando as organizações de saúde a refletir sobre seu papel na mitigação das mudanças do clima e na construção de sistemas de saúde mais resilientes, contribuindo para um setor saúde socialmente responsável, seguro e sustentável.

O desafio é enorme. É preciso inovar em produtos e processos, com a indispensável contribuição de governos, usuários e, principalmente, fornecedores que compõem o complexo produtivo da assistência. Os profissionais e as organizações de saúde podem – e devem – assumir papel destacado, inspirando pelo exemplo a construção de uma economia de baixo carbono, aplicando práticas inovadoras nas próprias unidades de saúde enquanto lideram o debate acerca dos principais temas da saúde ambiental.

Acreditando nesse potencial, o PHS segue promovendo o debate técnico no tema “Mudanças do Clima”, enquanto mobiliza e conscientiza os profissionais e dirigentes do setor saúde para questões que dizem respeito à sustentabilidade das organizações de saúde e ao futuro que queremos para nosso planeta.

 

O Desafio 2020 – A saúde pelo Clima

O “Desafio 2020 – A Saúde pelo clima” tem como objetivo reunir organizações de saúde ao redor do mundo e encoraja-las a tomar medidas concretas para minimizar e evitar os efeitos das mudanças do clima e em defesa da saúde pública ambiental.

Organizações de saúde podem, e devem manifestar-se frente às mudanças do clima, cobrando posições dos governos. O Desafio 2020 oferece às organizações participantes ferramentas para mensurar, controlar e monitorar suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), bem como guias de apoio, seminários técnicos e prêmios para reconhecimento dos avanços alcançados.

Lançado em abril de 2015 pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, o “Desafio 2020: a Saúde pelo Clima” contou com apoio inicial de nove organizações de saúde de destaque mundial, dentre elas o Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS), a rede norte americana Kaiser Permanente e os hospitais brasileiros Albert Einstein e Sírio Libanês.

 

Objetivos do Desafio 2020

Dentre os principais objetivos do Desafio 2020 está a atuação com base em ações de mitigação dos impactos da mudança do clima, visando reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Também é um dos objetivos fazer com que as instituições se antecipem e se preparem para possíveis eventos climáticos extremos e as consequências que estes possam trazer ao setor saúde. Atuar com liderança ao educar as equipes e o público também é uma forma de promover e fomentar boas práticas para suas partes interessadas.

Desafio 2020 - Objetivos

 

Compromisso com o Desafio 2020

Todos os hospitais, centros de saúde e sistemas de saúde de todo mundo estão convidados participar, ajudando a promover uma assistência à saúde que proteja o clima.

Ao aderir ao Desafio 2020 sua organização estará contribuindo para o enfrentamento das mudanças do clima:

- Assumindo um compromisso em reduzir suas emissões de GEE, tornar-se resiliente às mudanças do clima e exercer sua liderança por um clima saudável.

- Estabelecendo metas de redução de suas emissões de GEE para o ano de 2020, ou apresentar metas pré-estabelecidas se já tiver compromissos anteriores.

- Compartilhando dados do seu progresso na gestão de suas emissões ao longo do tempo.

- Competindo por Prêmios da Saúde pelo Clima que reconhecerão líderes globalmente e por região para cada um dos três pilares.

 

Prepare-se para o Desafio 2020

As iniciativas necessárias para a organização que optar em aderir ao Desafio 2020 serão:

- Elaborar inventário de emissões de GEE: reconhecer as atividades que emitem GEE e realizar o cálculo dessas emissões. Para auxiliar nesta etapa, está disponível o Guia para Elaboração de Inventário de emissões de GEE.

- Estabelecer metas de redução de emissões de GEE: planejar uma redução das emissões de GEE de acordo com as emissões do ano que for estabelecido como referência.

- Realizar a gestão continuada de emissões de GEE: realizar ações e controlar as emissões de GEE para que a meta de redução seja cumprida.

/\ Voltar para o topo

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio 2020 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Endosso COP 23 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos